Giane Coelho mostra o caminho das pedras para não cairmos em tentação!

ch-financas-pessoais-giane-coelho-para-criscardoso-com

Olá, queridos leitores do Site Cris Cardoso,

Sou Giane Coelho e estou estreando uma coluna sobre finanças pessoais aqui. No nosso primeiro post, falaremos sobre um assunto que está na pauta diária de todos os brasileiros…

Apertem os cintos, os preços subiram!

Em tempos como o atual, com inflação alta (aumento relevante dos preços) e diminuição oferta de trabalho, temos que redobrar o cuidado sobre onde e como gastar nosso dinheiro.

Os números demonstram isso. O mercado (Boletim Focus) prevê inflação de 9,15% para 2015 versus os 6,41% que tivemos em 2014 (que já bateu na trave para ficar dentro da meta de 6,50%), e retratação do PIB em 1,50% (a medida de valor de bens e serviços que o país produz num período e serve para medir atividade econômica).

Por essa situação cheia de números e tantas outras que vivemos no nosso orçamento mensal, planejar os investimentos é fundamental para nossa saúde financeira.

E já que nós, consumidores, precisamos seguir com a vida e, vez por outra, dar aquela renovada no guarda-roupa, listei 6 passos que podemos seguir para garantir nossa saúde financeira e, ainda assim, aproveitarmos as épocas de descontos no comércio.

#1 MENOS IMPULSO, MAIS PULSO

shopping-lotado-promocao

Uma das estratégias adotadas pelo comércio é a época das aguardadas promoções. Estes dias vi um placa com números enormes que diziam “50% desconto”. Quando me aproximei, li em letras bem menores “na segunda peça”. O que deduzimos disso? Deduzimos que, na verdade, o desconto era de 25% e não de 50%. Em outra loja, vários anúncios colados na vitrine indicavam peças com 30%, 50% e 70% desconto, mas o aumento dos descontos variava conforme o número de peças compradas. Isto é o que se chama de promoção progressiva.

A tática de MKT do comércio em oferecer promoções existe desde que o mundo é mundo, já sabemos. E também sabemos que, muitas vezes, essa estratégia é bem-vinda e, de fato, vantajosa para nós, consumidores.

Mas atentem sempre para o seguinte: em um primeiro momento, os consumidores acham bacana e crêem sair em vantagem, mas a promoção de desconto progressivo pode ser armadilha para muita gente, já que nos leva a adquirir artigos que não precisávamos e a gastar mais do que planejado. Por isso, vale à pena estudar o que já temos e definir o que realmente precisamos antes de sairmos às compras. A Cris fala muito disso aqui no site e também acompanho as dicas de looks que ela nos dá para agirmos menos por impulso e mais com inspiração e sabedoria.

Quando saímos com foco na necessidade, agimos com consciência de consumo e não por impulso. E isso faz toda diferença no orçamento mensal.

#2 LISTE O QUE PRECISA

estude-guarda-roupa-antes-de-ir-as-compras

Vejam se realmente a promoção é interessante dentro da ótica custo/ beneficio. Vejam se existem as peças que podem ser customizadas e, assim, voltarem a circular por aí.

#3 BAZAR ENTRE AMIGAS

bazar-entre-amigas

Outra alternativa muito interessante para épocas como esta que vivemos e que já tive oportunidade de participar é o “Bazar entre amigas”, para roupas e acessórios que não queremos mais, e que estejam em bom estado.

A Cris também tem post sobre isso aqui no SdC, ela chama de Bazar Troca-Troca, mas o conceito é o mesmo: troca de itens que não nos atendem mais por outros, de alguma amiga que, para nossa vida, serão novos! Em alguns casos, é possível até estipular pequenos valores para cada tipo de item.

#4 DESBRAVE SITES DE SEMINOVOS

compra-online

Sites como o enjoei.com são excelente alternativa e com duplo beneficio: ganha quem compra porque adquire o que precisa por valores mais acessíveis e também quem vende, já que é possível criar lojinhas com as coisas que você decidiu passar a diante.

Existem vários similares no mercado e, se você for adepta de e-com, minha única ressalva é que observem bem os critérios de segurança na hora de fechar a compra. Escolham sites seguros, sempre.

#5 OLHO VIVO NOS SUPERMERCADOS

mulher-no -mercado-calculadora

Já para o supermercado, as promoções do tipo leve 3 e pague 2 podem ser boas escolhas para produtos que não são supérfluos. Aproveitem para fazer pequenos estoques para o mês ou para mês seguinte, diante de possível alta dos preços.

#6 APP DE ESTACIONAMENTOS 

E, para encerrar, deixo uma dica que é um verdadeiro ”achado”: um aplicativo que nos ajuda a encontrar estacionamento mais barato para uma determinada região. É o Onde Parar, disponível para Android e IOS.

Essa ferramenta permite crias filtros, e oferece a possibilidade de encontrar estacionamentos que aceitem motos e bicicletas, além de oferecerem formas variadas de pagamento, tipos de vagas e desconto com seguradoras.

Boas economias e até breve! Conto com vocês para críticas e sugestões de temas para nossos próximos posts.

Giane Coelho
Consultora Financeira

Giane Coelho é economista e consultora financeira. Para falar com a Gi, escreva para gianec@gmail.com.

Domingo de Passeio na Vila - Vila Madalena
Receita: lasanha da Cris

Comentários

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here