As cores fazem total diferença na nossa vida, e a Mag nos ensina a tirar o melhor proveito delas na decoração da nossa casa.

Por Margarete Munari

Você já imaginou o mundo sem cor? As cores estão tão presentes em nossos dias e, às vezes, não percebemos sua importância. Tudo que nos cerca é colorido e podemos dizer que as cores fazem toda a diferença em nossas vidas, inclusive interferem nos nossos sentimentos.

paredes-coloridas3

Tenho certeza que a maioria de vocês a-d-o-r-a-r-i-a cometer o devaneio de pintar uma parede (que seja) de uma cor diferente, acertei? Isso é muito normal, porque é uma das formas que temos, na nossa casa ou no nosso canto de trabalho para expressar os mais profundos sentimentos.

paredes-coloridas

As cores para cada “intenção”

Cores neutras, off-whites, azuis, verdes e lilases são tons que trazem a sensação de relaxamento e conforto. Amarelos, vermelhos e laranjas alegram o ambiente e dão uma sensação de agitação. As cores mais suaves, em geral, trazem tranquilidade e são mais delicadas. Faz parte do ser humano mudar, criar um ambiente com a sua cara para viver. Então arrisque, o máximo que vai acontecer é você não gostar e ter que pintar novamente.

Costumo fazer a base da decoração em off-white. Esse termo significa “branco sujo”. Na verdade, é um branco com uma pitadinha de alegria. Um cinza pálido, um bege delicioso. São diversos os tons de off-whites ou neutros dos catálogos de cores dos fabricantes. Depois abuso de cor em uma parede de uma cômodo especial. Claro que tomando cuidados para não chocar: Vermelhos em locais de descanso, nem pensar. Beges, azuis claros e verdes são perfeitos. Cores quentes, em salas, cozinhas e espaços gourmet. Mas o melhor de tudo é usar a sua intuição, nenhum decorador sabe mais de você que você. Faça sua vontade prevalecer. O profissional tem que entender e harmonizar o que você gosta.

paredes-coloridas2

Tintas mais utilizadas

Látex PVA

A mais popular das tintas para uso interno, a base de água. O PVA vem do nome da substância usada atualmente para fabricar a tinta látex, o Acetato de Polivinila, O
acabamento dessa tinta é muito bom. Seca rapidamente, e o cheiro é mínimo.Esse produto não é adequado para áreas molhadas ou que possam receber chuva.

Tinta acrílica

A tinta acrílica, de forma geral, tem aspecto muito similar ao do látex, também é solúvel em água e seca rapidamente. A diferença é que sua fórmula contém resinas acrílicas, o que proporciona ao produto alta impermeabilidade uma vez aplicado, tornando-o especialmente eficaz para pinturas internas e externas.As tintas acrílicas
podem ser lavadas, ao contrário do látex, que deve ser limpo apenas com pano úmido.É bem melhor que o látex. Prefira sempre as versões foscas, que diminuem a visibilidade de imperfeições das paredes. Em caso de não gostar de fosco, utilize a versão acetinada, que tem um brilho bem discreto. Brilhante NUNCA!!!

Tinta esmalte

Existem no mercado esmalte sintético a base de solventes e à base de água. Esse último praticamente sem cheiro e ecologicamente correto. As tintas esmalte são especialmente boas para a utilização em superfícies de ferro ou madeira. Assim, portas, guarnições, rodapés, janelas, corrimãos e estruturas metálicas leves terão um acabamento melhor e mais durável se pintados com tinta esmalte. E embora a madeira possa receber vários tipos de acabamentos, portas feitas desse material são
tradicionalmente pintadas com esmalte por conta do alto nível de manuseio, visto que o esmalte permite a lavagem dessa superfície com mais facilidade.Você pode optar
pelas verões alto brilho, acetinado e a versão fosca.

As Embalagens

¼ – Aquela latinha pequena para finalizar ou dar retoques.
Galão, contém 3,8 litros. É aquele baldinho médio que todas as marcas oferecem.
Lata, contém18 litros de tinta, aquela lata enorme!!!

Dica: Na dúvida, compre uma latinha teste. A loja faz na cor que você quer. Peça umas três ou quatro cores que mais gostou, antes da decisão final.

Créditos das imagens:
Acervo Maxi Interiores, Pinterest (decorology), Blog coisasdabeneh, Google Img

Escada Nutricional | Dia 5 - meu diário de 7 dias com a Dieta Dukan
Escada Nutricional | Dia 2 - Meu diário de 7 dias com a Dieta Dukan

Comentários

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here