Existem dicas simples para organizar e preservar nossas bijoux e as semi-jóias. Quer ver?

Bijoux e Semi-Jóias – As características e a conservação dessas peças são diferentes e interferem muito na durabilidade de nossos acessórios. A diferença crucial entre as duas categorias de acessórios é a camada de metal nobre aplicada na peça. Todos os cuidados que devemos ter com cada uma partem daí.

A bijoux pode até possuir camadas de metal nobre em sua folheação, mas quase sempre é em baixa escala, razão pela qual tem o preço bem mais acessível do que uma semi-jóia. A semi-jóia, por sua vez, deve ter alta camada de metal nobre. Nas semi-jóias folheadas a ouro ou à prata, quanto mais camadas houver, mais resistentes são as peças (e para serem consideradas semi-jóias de boa qualidade, é necessário que levem acima de 10 camadas).

Hoje, muitas pessoas optam por peças em bijoux porque existe uma variedade enorme e linda de opções: muranos, cristais, pedras naturais, pedras de vidro e resinas maravilhosas, que enaltecem muito o valor de cada uma delas.

Com tanta opção, não há como perceber à primeira vista a diferença entre uma semi-jóia e uma bijoux. Por isso, se você cuidar bem das suas ‘fofoletas’, elas vão durar muito! Para que suas peças tenham vida longa, o mais adequado é ter cuidado na conservação. Vamos às dicas de como conservar as peças, e essas dicas valem para as semi-jóias também:

Como Guardar suas Bijoux

Bijoux e semi-jóia adoram um mundo individualista (!). Eu sei que muitas de nós não têm hábito de colecionar caixas e caixas, mas tente guardar suas peças em saquinhos individuais, nos quais elas respirem. Existe uma série de opções no mercado, e se na sua cidade não houver, as caixinhas que têm revestimento interno de veludo, por exemplo, já são perfeitas.

Ainda na alternativa dos saquinho, outra opção é apelar à criatividade! Separe uma caixa grande de papelão, pode ser uma de bota, e coloque os saquinhos ali dentro ou, se conseguir (e tiver habilidade com trabalhos manuais), faça repartições dentro da caixa com papelão. É uma saída super baratinha e ajuda que é uma beleza!

Evite: guardar duas bijoux em saquinho plástico: a peça não respira e pode ficar “triste” ali dentro, tá? 🙂

Colares, por exemplo, podem ser pendurados em cabides ao invés de viverem embolados e espremidos, tadinhos. Isso acaba com o glamour de qualquer santo! E mais que tudo, gente: o desleixo no manuseio é o ofensor principal que põe fim às nossas peças. Puxão, torção, dobras acabam com as lindinhas…

bijoux-criscardoso2

bijoux-criscardoso1

 

ideias-para-guardar-bijoux-3

COMO CUIDAR DE SUAS BIJOUX

Água com química: praia, piscina, sauna e banho detonam a bijoux.

Produtos químicos, em geral: aqui entram até as pinturas e o contato com produtos de alisamento. Keep distance! Os produtos de limpeza, tais como alvejantes, sabões, multiusos também são péssimos.

Perfumes — Líquido original, Colônias etc.

Suor: Esse, infelizmente, contraria todos os cuidados que a gente pode ter, porque o nosso organismo tem perda contínua de líquido pela pele e a composição pode ser extremamente corrosiva devido à presença de substâncias como sulfatos e ácidos (como o cítrico, o úrico e o lático). E aí, não tem a ver com bijoux ou semi-jóia, porque a prata, por exemplo, pode escurecer quando estiver em contato com estas substâncias por ser um metal mais sensível do que os outros.

Nunca use acetona, pasta de dente, cremes ou álcool para limpar suas bijoux ou semi-joias. Isso danifica e suja pedras e metais.

E PARA LIMPAR SUAS BIJOUX

Como limpar:

Bijoux não deve ser colocada na água. Limpe sempre com um paninho seco.

Folheadas em ouro: deixe de molho por alguns minutos numa mistura caseira de água morna e bicarbonato de sódio (isso realça o brilho da peça), mas jamais ferva as peças com água e detergente, pois tanto o calor quanto os produtos químicos são prejudiciais à sua conservação.

Folheadas em prata: A prata é um metal sensível por natureza, e que tende a escurecer mesmo quando não usada, exigindo por isso uma limpeza periódica e um cuidado redobrado. Utilizar produtos próprios para limpeza disponíveis no mercado, observando as instruções de uso recomendadas pelo fabricante.

Peça folheada em ouro ou prata “envelhecida”, peças com pedras (como o strass, a zircônia, vidro), pérolas ou madrepérolas: limpe com flanela ou algodão seco. Também pode ser lavada com água e sabão neutro, mas não deixe de molho.

Gostou? Compartilhe com suas amigas e, se tiver dicas que possam completar o post, é só comentar! Bjs!

Salto Anabela ou Plataforma: como usar
Como cuidar dos sapatos de couro

Comentários

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here