Sempre alerta! A beleza dos Escoteiros

cris-cardoso

Eu sempre tive curiosidade de conhecer mais essa turma mas, como me dediquei desde pequena às sapatilhas, a paixão que durou maravilhosos 18 anos seria incompatível com as viagens dos grupos de escoteiros aos finais de semana, já que eu sempre tinha espetáculo também...

Na semana passada, conversava com a Dih Corunha, amiga super querida e super atuante nesse universo (é Escoteira desde pequena) e pedi que ela nos contasse um pouco da beleza e dos cuidados com a vaidade que a turma tem, principalmente nos acampamentos.

Além da entrevista pingue-pongue que fizemos, ela acionou as BBF e me mandou algumas fotos, do V Jamboree Escoteiro Nacional, que rolou no Rio de Janeiro, em julho. O acamp´s reuniu mais de 5000 participantes e contou com o trabalho de 900 voluntários, para organizar tudo!

Como é a rotina no acampamento? Dá para cuidar da beleza?

Bom... o último Jamboree do qual participei aconteceu no Rio de Janeiro e minha rotina era bem maluca. Eu acordava às 4:30h da manhã, colocava meu agasalho com capuz - ninguém precisa ver a minha juba matinal - e corria para o banheiro. Me arrumava um pouco e ia tomar o meu café da manhã. Em acampamentos menores, a rotina muda. Com menos meninas para utilizar o espelho tudo fica mais fácil. Dá tempo de passar aquele lápis de olho, base para disfarçar um pouco a olheira e ficar mais “apresentável”. Mas eu acredito que isso varia muito de menina para menina. Tem menina que passa horas se arrumando e tem menina que só lava o rosto mesmo e parte para as atividades. Isso varia muito, mas quando a menina se arruma muito, sempre leva o apelido de Barbie. Todo acampamento tem a sua Barbie, que mesmo com lama na camisa está linda e com o cabelo impecável.

cris-cardoso

Dá pra cuidar da vaidade, do lado 'menininha' nas viagens?

Dá para cuidar da vaidade, a questão é que tem que querer. Na barraca é difícil de se arrumar por conta do espelho, da luz e do espaço que não é dos melhores, então dependendo da hora que se vai ao banheiro ele está suuuuper lotado. Então tem que querer ficar bonita, para acordar mais cedo e fazer o seu ritual de beleza. Particularmente, em acampamentos eu passo no máximo um lápis no olho e quando eu lembro de levar, o batom ou o gloss também é utlizado.

cris-cardoso

Bijoux, acessórios, como vocês lidam com isso x uniforme? Dá pra usar?

Se estivermos utilizando o uniforme, apostamos em acessórios como um brinco do movimento escoteiro ou um brinco que represente o nosso estilo. Colares e anéis também são utilizados, mas tem que ser tudo discreto por conta das nossas atividades, queremos ficar bonitas mas não queremos nos machucar. Durante as atividades, sem o nosso traje, dá para ousar mais. Camisetas estilizadas do movimento, lenços e até tênis entram nessa história. Tem muito escoteiro que gosta de rock, e incorpora esse gosto musical no seu uniforme seja com lenço, corrente, coturnos mais estilizados.

cris-cardoso

No acampamento, qual é a parte do corpo mais tranquila para inovar?

O mais fácil é o cabelo, quando não utilizamos a boina ou o chapéu. Já que não podemos usar cinto diferente, nem camisetas sem motivo escoteiro. Dá para usar uma tiara, lenço, franja rockabilly, trança... Os brincos não podem ser compridos por conta das atividades, eles podem prender em algum lugar e nos machucar, mas as meninas sempre usam brincos que reflitam a sua personalidade, brincos de laçinhos, pérolas, caveiras e assim vai.

cris-cardoso

E os cabelos, como ficam? Tem truque?

Em acampamento tudo complica, mas como mulher é vaidosa sempre leva secador. Antes que me preocupava muito com o meu cabelo, por que sempre secava com o secador, e no acampamento é difícil saber se vai ter espelho, tomada e quem sabe os dois no mesmo lugar. Aí eu penteava o cabelo, deixava ele sentar e depois utilizava as presilhas. Agora que não seco mais e eles tomaram um rumo, não me preocupo mais com isso. Muitas meninas fazer progressiva antes do acampamento, assim não tem com o que se preocupar e podem deixar as madeixas livres.

E mais algumas imagens sobre a estrutura do evento:

cris-cardoso

Sala de artesanato

cris-cardoso

Sala de internet

cris-cardoso

Vista geral do acampamento: 5000 mil participantes do Brasil e do Paraguai, Equador, da Colômbia
e do México.

Dih, sem palavras pra você e todos os amigos que colaboraram e mandaram as fotos! O site amou e nossas portas estão sempre abertas (e alertas) para vocês! Beijo imenso.

E se você não fazia parte desse universo, assim como eu, espero que tenha curtido!

Avalie este item
(289 votos)
Cris Cardoso

Cris Cardoso é jornalista, editora-chefe do criscardoso.com e designer de acessórios da marca Cris Cardoso

Google+

8 comentários

  • Link do comentário ana filomena Terça, 30 Abril 2013 postado por ana filomena

    Linda a materia. um super beijo

  • Link do comentário Marli O.P. Brandt Terça, 30 Abril 2013 postado por Marli O.P. Brandt

    Amei tudo=D Super Diana. Deus abençoe seu grupo. Parabéns por tudo. Bjus

  • Link do comentário Carla Oliveira Terça, 30 Abril 2013 postado por Carla Oliveira

    A matéria ficou linda!!!! Matou a minha curiosidade também!

  • Link do comentário Miguel Cerutti rodri Terça, 30 Abril 2013 postado por Miguel Cerutti rodri

    Maravilhosa Matéria é deste tipo de incentivo que precisamos, pessoas que nos entendam e nos ajude a ajudar esta nossa juventude, nós adultos do Movimento Escoteiro somos voluntários e amamos o que fazemos e quando encontramos pessoas iguais a voce ficamos mais fortes e com mais vontade de trabalhar, em tempo eu era um dos novecentos. Obrigado Cris

  • Link do comentário Cris-Cardoso Terça, 30 Abril 2013 postado por Cris-Cardoso

    Olá Miguel, você não imagina a minha alegria! A função do meu site é informar e, quando vi a Dih falando das atividades do grupo com tanto amor, pensei na hora: pq não? Ela acionou as meninas e respondeu minhas perguntas com muito carinho! Também f

  • Link do comentário Cris-Cardoso Terça, 30 Abril 2013 postado por Cris-Cardoso

    Ca, matou a NOSSA curiosidade.. Eu não fazia ideia de toda a organização da turma... Bjs pra vc!!! :roll:

  • Link do comentário Ariane Veloso Terça, 30 Abril 2013 postado por Ariane Veloso

    Meus dois filhos são escoteiros, meu filho estava nesse acampamento no subcampo Tikuna e é isso mesmo, muitas atividades, muita união, são aplicados, aprendem muita coisa para o dia a dia, e estão formando melhores cidadaos.

  • Link do comentário Cris-Cardoso Terça, 30 Abril 2013 postado por Cris-Cardoso

    Ariane, sem dúvida alguma as atividades que ajudam nossas crianças a exercerem a cidadania, o respeito pelos demais e que trabalham a criatividade fazem toda a diferença na vida adulta delas... Um beijinho para você e obrigada pela visita. Venha sempre

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

 

 

Facebook

 

A Cris Cardoso

Sou jornalista de profissão, comando a Additi Consultoria de Comunicação que cuida das marcas de Profissionais Liberais, SoHo´s e Corporações e sou diretora criativa da minha grife de acessórios, a Cris Cardoso.

Sou apaixonada por tudo que tem a ver com movimento desde pequena. Ingressei na dança aos 5 anos e, profissionalmente, fui bailarina clássica por 18 anos, professora e coreógrafa.

Comentários