Guia de corretivos para cada tipo de olheira Destaque

Olheiras aparentes são tormento para a maioria das meninas. Seja por genética, stress, insônia, manchinhas na área, o cuidado com na hora de corrigir as olheiras com make-up é fundamental. E aqui é que mora o perigo: sem informação correta, podemos gerar o efeito inverso ao desejado. Na tentativa de disfarçar ou sumir com as famigeradas, aplicamos excesso de produtos ou cor inadequada de corretivo e aí, o resultado fica um desastre: o temido efeito-panda que forma aquele círculo esbranquiçado em volta dos olhos.

Guia de corretivos para os tipos de olheiras

Olheiras e Corretivos

Separamos para você os principais tipos de olheira e as novas cores de corretivos, já disponíveis no mercado. E, antes que você levante a sobrancelha e ache o tema complexo para saber qual a cor que resolverá tooooooodos os seus problemas olheirísticos, rápido passar de olhos nessa linda imagem abajo.

Círculo cromático: aprendemos muito sobre corretivos com ele

O círculo cromático nos ensina muito sobre as cores de corretivos para olheiras

Uma das melhores ferramentas para nós que trabalhamos com cores é o círculo cromático. Ele traz todas as cores e, desta forma, sabemos quais são as cores opostas, as que neutralizam ou complementam umas às outras. E o que isso tem a ver com o pesadelo assunto da matéria? Tudo! Compreendendo o círculo cromático, fica fácil saber qual o tom-base do corretivo favorece mais a cobertura para o seu tipo de olheira. Sim, por incrível que pareça, é uma forma muito prática de entender que cor resolve sua olheira:

Corretivos coloridos para cada tipo de olheira

O que se percebe? Que se você tem olheiras em tom mais azulado, por exemplo, a cor ideal de corretivo (ou seja: o pigmento do corretivo) para você não é o bege vendido aos borbotões por aí. Nem aquele bege quase branco. O tom ideal para este caso de olheiras azuladas (olha aí o círculo cromático) é um corretivo de tom mais quente. Ele vai primeiro e, por cima, a base de sua preferência ou um corretivo que aproxime a área do tom da sua pele.

Tipos de olheiras e respectivos corretivos

Corretivos coloridos para cada tipo de olheira

Olheiras: fundas e acastanhadas deixam os olhos mais profundos dão o efeito de sombra na cavidade. São chamadas dermatologicamente de Olheiras Constitucionais.
Corretivo: lilás neutraliza marrons, como manchas e marcas.

Olheiras: de coloração acastanhada causadas pelo pigmento que dá o tom à pele, a melanina.
Corretivo: amarelo é ideal para manchas amarronzadas. Sobre ele, use um corretivo no tom da sua pele para dar aparência mais natural.
Obs: a melanina é desencadeada pelo excesso de sol ou estímulo hormonal.

Olheiras: arroxeadas pelo acúmulo de hemoglobina (pigmento sanguíneo), ferro, bilirrubina e biliverdina.
Corretivo: de tom mais quente, como o alaranjado, é ideal para as olheiras mais arroxeadas.

Olheiras: vasculares, as azuladas causadas por excesso de retenção de fluidos. É a mais comum, que se agrava quando estamos em stress, insônia ou cansaço e a circulação dessa área do nosso rosto fica comprometida.
Corretivo: bege/rosado/coral.

 

Agora, olhando a mesma situação sob a ótica dos corretivos:

Lilás: corrige manchas amarronzadas, como as que são causadas pelo sol ou pela gravidez.

Amarelo: disfarça as manchas arroxeadas, como as de olheiras, pequenos hematomas e varizes.

Vermelho: indicado para manchas brancas e mais claras que a pele (como vitiligo).

Laranja: é indicado para as manchas azuladas.

Rosa: disfarça espinhas inflamadas, manchas amareladas e amarronzadas.

Verde: para manchas avermelhadas (como espinha), vasinhos e sinais. Pode ser usado para corrigir a parte avermelhada, nas laterais do nariz, também.

 

Facilitou, Moçada? Todo mundo linda, hein! E sem olho-pandinha!

 

 

Avalie este item
(4 votos)
Cris Cardoso

Cris Cardoso é jornalista, editora-chefe do criscardoso.com e designer de acessórios da marca Cris Cardoso

Google+

1 Comentário

  • Link do comentário Elis Quarta, 24 Julho 2013 postado por Elis

    Nossa, Cris, MUITO obriagada pela matéria, eu adorei! Clareou tudo na minha vida agora.. hahaha minhas olheiras me incomodavam horrores, tô até vendo luz no fim do túnel.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

 

 

Facebook

 

A Cris Cardoso

Sou jornalista de profissão, comando a Additi Consultoria de Comunicação que cuida das marcas de Profissionais Liberais, SoHo´s e Corporações e sou diretora criativa da minha grife de acessórios, a Cris Cardoso.

Sou apaixonada por tudo que tem a ver com movimento desde pequena. Ingressei na dança aos 5 anos e, profissionalmente, fui bailarina clássica por 18 anos, professora e coreógrafa.

Comentários