ch-cris-cardoso-marsala-cor-de-2015

Marsala – a Cor Pantone de 2015
A Pantone – autoridade global de cores e fornecedora de padrões de cores profissionais para as indústrias de design – divulgou a cor de 2015: Marsala.
Já tinha adiantado a vocês aqui no SC e também na minha coluna bimestral da Chat Magazine lá em março, uma declaração da Leatrice Eiseman, diretora-executiva da Pantona afirmando a força que os consumidores imprimem e a vontade deles em se divertirem mais com as roupas, nos tempos atuais. “(…) os estilistas estão tentando estabelecer guarda-roupas que tenham mais sagacidade. Eles entendem que, ao contrário de antes, os clientes querem se divertir um pouco com suas roupas. Então, não sejamos tão sérios”, disse a diretora.
Portanto, nesta linha de raciocínio, era de esperar que a cor eleita pela Pantone fosse algo sensual e confortável. Marsala é assim.

“Sensual and bold, delicious Marsala is a daringly inviting tone that nurtures; exuding confidence and stability while feeding the body, mind and soul. Much like the fortified wine that gives Marsala its name, this robust shade incorporates the warmth and richness of a tastefully fulfilling meal, while its grounding red-brown roots point to a sophisticated, natural earthiness.”
Leatrice Eiseman, Executive Director, Pantone Color Institute.

marsala-pantone-cor-2015

Como funciona a influência da cor definida pela Pantone na nossa vida

Quando uma cor é criada, ela recebe uma espécie de cartilha que nada mais é do que a referência em número e letras. É assim que funciona a escala Pantone de cores e é por ela que o mundo todo identifica as cores, inclusive as misturadas. Essa influência não se restringe à passarela. Ela atua também no mercado da Beleza e na decoração, como veremos abaixo.

Saindo da teoria e encarando a realidade, a cor ‘eleita’ como a do ano – Marsala – é um avermelhado que fica alguns tons abaixo do burdundy, um tipo de vinho aparentemente aguado, com toques de marrom, só que mais delicado.

cris-cardoso-marsala-cor-2015-pantone

Como todas as cores, Marsala muda conforme a variação dos tecidos e certamente ganha suas múltiplas leituras na visão de cada grife. Foi uma cor apreciada por vários estilistas que vestiram as celebs nos tapetes vermelhos recentemente e já é usada na decoração porque ao mesmo tempo em que traz aconchego, traz vida, como todos os matizes avermelhados.

Como usar a cor Marsala nos looks

O tom fica 100% correto com preto, marrom (se você curte um visual monocromático ou dentro da mesma família de cores), cinza, bege e, lógico, branco! Gostei muito de um look de passarela que inseri na montagem acima que coordenou marsala com laranja.

cris-cardoso-marsala-cor-2015-pantone-looks3

cris-cardoso-marsala-cor-2015-pantone-looks-2

cris-cardoso-marsala-cor-2015-pantone-looks

cris-cardoso-marsala-cor-2015-pantone-looks-festa

Interessante observar que as celebridades (e cada personal stylist, claro) que optaram por mais cor na roupa, abriram mão do bocão forte. Ao fechar esse texto, observei que a montagem do red carpet traz três looks com boca nude, quebrando o impacto da roupa na maquiagem mais clean.

Marsala na beleza – maquiagem

pantone-cor-marsala-batom-beleza

Na área da beleza, os batons avermelhados e vinho trazem sofisticação e muita personalidade. Acima de tudo, são extremamente femininos, uma quebra do ‘boca nada’ que parte da turma adotou como visual nas últimas estações.

O uso dos avermelhados e vinhos na maquiagem, principalmente em batom, remete ao universo feminino mais glamouroso (o que bate de frente com a tendência normcore que tenta fincar o pé por aí), mas é uma coisa é certa: é versátil porque atende tanto aos complementos em marrom como em preto para os olhos e favorece a todos os tipos de pele.

Opinião

Os critérios para escolha de uma ‘cor do ano’ são diversos, mas achei bem interessante que venha a Marsala, porque tivemos nas passarelas daqui e lá de fora o burgundy seguidamente presente nas últimas temporadas, lembram? Então, trazer uma cor prima de outra que caiu no gosto geral é, de certo modo, dar uma ‘forcinha’ no consumo consciente porque se a gente já sabe que a tonalidade varia em função do tecido, da luz etc, teremos um ano de reaproveitamento de tons já comprados e acho isso bem bacana.

 

Créditos

She knows

Madlen

Instyle

Google – divulgação

Algumas imagens foram selecionadas em banco de imagens, sem fonte exata especificada. Caso seja sua, por favor, pedimos que nos mande uma mensagem contendo seu nome e url do blog/site para que possamos inserir seu crédito nesta matéria. Muito obrigada.

Some pictures were captured without the information of the real source. If you are the authorized owner, please, we kindly ask you to send an email notifying name and blog/site url so that we can give you the right credits. Thank you.

Algunas de las imágenes seleccionadas no contenian la fuente exata. Si por ventura alguna es tuya, por favor, envíanos un email al correo electrónico con tu nombre y la dirección de tu blog/sitio de internet para que incluyamos tus infos en el contenido. Muchas gracias.

Peças para mãe e filha
Como usar saia longa com sandálias e sapatos

Comentários

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here