AMO receber presente feito à mão. AMO. Deve ser por isso (!) que, cada vez que alguém me manda sugestão de artesanato, meus olhos vibram de alegria.

Neste ano, especificamente, corri para produzir este post para vocês assim que minha amiga – alô, Moni!!! – me mostrou algumas ideias que ela está produzindo para a casa nova usando materiais que já estavam por lá: garrafa PET e garrafa de vidro.

Não é apenas questão de dinheiro curto, é também aquele deleite de entregar um mimo pensado na pessoa que vai recebê-lo, com carinho, com amor… Não tem como precificar isso, Gente. Sem falar na questão ambiental e na consciência de reaproveitamento de reciclagem e de upcycle (já falamos dos temas por aqui, lembram?).

Muita gente tem preconceito com artesanatos do tipo porque acham que as peças ficam simples demais, com cara de item barato. E, exatamente por isso, fiz questão de trazer essas ideias e tocar a real para vocês: bom gosto resolve TUDO. escolha materiais que ‘conversem entre si e cores que valorizem o tempo que você levará para produzir seus projetos.

Pois bem, se você estava aí pensativa sobre os presentes que ainda faltam, mãos à obra porque selecionei 7 ideias que amei e que fogem daquela aparência básica das garrafas PET e das de vidro!

Garrafa de vidro decorada com corda e pintada

Como a pintura é feita apenas na parte externa, é possível usar até como solitário para flor, além de decor. Use tinta de artesanato, mesmo e, para fazer listras mais precisas, cubra a parte que quiser com fita gomada (ou fita adesiva que estiver por aí). Use cola branca para colar as cordas ou barbantes.

Valem garrafas de cerveja, vinho, champagne…

Na dica da harmonia de elementos que falei aí em cima, veja o jogo de cores que deixou tudo mais sofisticado! 😉

Vasinhos para plantas

Adorei tanto, mas tanto que fiquei sorrindo só de ver. Já conhecia esse modelo feito com garrafa pet… Use canetinha para artesanato para fazer a carinha (ou até esmalte preto tá valendo). Sugiro, apenas, não colocar a plantinha direto e usar um vasinho que encaixe na largura interna da garrafa.

Bolsa feita com tiras de garrafa PET

Mas me digam se essa bolsa aí em cima não levou a garrafa PET a outro nível, Brasééél! Não tenho, mas sei que existe um filetador de garrafa PET que corta as tiras perfeitinhas e economiza um tempão da nossa vida. Se não rolar, vai no amor mesmo, com café e bolo!

Bolsa vazada feita com anéis das tampas de PET

Achei INCRÍVEL a ideia que nem exige muitas habilidades manuais. Aliás, quem não sabe crochet ou bordado, pode ir no nó básico de cada dia mesmo!

Luminária feita com garrafa PET

Passo a passo:

O trabalho aqui é revestir a parte de cima da garrafa com os fios (sugiro linha e não lã) e depois encaixar o bocal. Não entendo lhufas de elétrica, mas sei que em loja de material de construção já compramos isso prontinho. 😉

Cachepô feito com garrafa PET

Encontrei essa ideia e achei perfeita para reforçar meu pensamento lá de cima: usando materiais bacanas, harmônicos entre eles e com uma pitada contemporânea (reparem nos pompons), mudamos total a cara do projeto!

Anel feito com garrafa PET

Pesquisei este efeito fosco nas pétalas e aprendi que se lixarmos o plástico da PET, temos exatamente o efeito deste projeto. As pétalas podem ser coladas e esse arredondado é obtido com o calor para amolecer o plástico.

Gente, espero que vocês tentem aí! E se quiserem me marcar, trago os projetos de vocês para cá, que tal? #diysitedacris

Créditos: as imagens que não contém a fonte direta foram pesquisas de Pinterest e Google.

Preparação de pele iluminada para maquiagem de natal e ano novo
Ultra Violeta - a cor 2018 da Pantone está conectada com o Universo

Comentários

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here