Assistindo a uma live hoje cedo no insta da Fe Ronconi (consultora de imagem das minhas: prática, direta e reta ao ponto), vi que a Fê fez um exercício fantástico sobre o qual já falei com vocês por aqui, algumas vezes: o processo de decupar uma foto como leitura de moda nos auxilia a construir uma identidade mais assertiva em relação ao que buscamos como intenção para o look. Ao mesmo tempo, nos ajuda a realizar o consumo mais eficiente das peças.

A maioria de nós tende a ver (e não a ler) a foto de catálogo ou na revista como venda de serviço, né? Ou seja: a marca X clica a modelo com as peças e isso é vitrine para nós, leitoras. Se gostamos, tentamos reproduzir com as peças possíveis e pronto. Acontece que absorver uma imagem sem pensar em cima dela só gera mais efeito repeteco: compras equivocadas e sem critério, na tentativa de fazer um “tipo Fulana na revista X”.

Quando a gente decupa a foto, ou seja, a corta em fatias para compreendê-la e observa com atenção, entende as intenções que cada peça transmite.

Não tem ilusão, Gente: cada detalhe, cada peça é colocada estrategicamente na modelo. As boas marcas nos brindam verdadeiras aulas de estilo a cada foto, como foi o caso da que a Fernanda usou na live para explicar truques de alongamento de silhueta (ela usou uma foto do catálogo da Canal Concept).

Tomei por causa própria, claaaro, porque tenho tronco curto e qualquer truque de silhueta para um tampa de 1,58m é muito, mas muito bem-vindo mesmo Kkkkkkkkkk!

Separei os pontos que a Fê mencionou e que mais curti e juntei com os meus (espalhados em alguns posts aqui do criscard) para compartilhar com vocês. A modelo da foto já é alta mas, independente da altura dela, queria muito que vocês focassem nos truques porque eles se adaptam a qualquer pessoa, estatura e peso. Bora lá:

Decote V para alongar pescoço

Se a gola careca (a redonda, mais próxima ao pescoço) ‘tampa’ mais e mostra menos pele, o decote V espaço e alonga o pescoço, e isto vale para qualquer tipo de corpo. Ao contrário do que algumas meninas pensam, para dar o efeito alongador, o decote V não precisa ser muito profundo. O truque é a soma do V levando o ponto de visão para o centro formando o alongamento em relação ao nosso pescoço e à cabeça.

Penteado para alongar silhueta

A modelo tem um penteado afro e ele foi modelado para cima, o que tira o volume do pescoço e alonga mais a silhueta. Percebam como isso fez diferença. Vamos supor, entretanto, que seu cabelo esteja longo como o meu: um super coque lá no topo ou um rabo de cabelo da altura média para cima já resolveria. Um outro penteado qualquer para trás, ajudaria se a ideia fosse deixar a aparência do rosto mais limpa (ou menos confusa, sem excesso de informação).

Acessórios compridos também alongam

Na foto, a Fê mencionou os brincos da modelo. Reparem que mesmo em formato de argola, pelo shape ser mais fino, compuseram super bem a ideia do alongamento verticalizando a ilusão óptica. A mesma tática vale para colares.

Looks monocromáticos alongam a silhueta

Looks monocromáticos são um super truque alongador. Eliminam a visão de blocos diferentes de cores, quando nosso cérebro capta a imagem de uma outra pessoa e geram um efeito óptico mais uniforme, inteiriço. Nesta intenção, você não precisa torcer o nariz se não curtir os ‘conjuntinhos’. Valem os monocromáticos tipo branco com off-white, off-white com areia, e por aí vai. Dentro da mesma cor, tons irmãos geram o mesmo efeito visual.

Sapatos nude (cor da ‘pele’) da perna alongam a silhueta

Este truque já é mais conhecido, né? Temos duas opções bacanudas: uma é seguir a cor da parte de baixo, quando usamos calça ou saia longa. A outra, como no caso da foto, é seguir a cor da pele da perna.

Manga longa puxada também alonga silhueta

Para dar mais efeito de alongamento, aproveite a manga da blusa ou, no caso da foto, da terceira peça, e dê uma retraída na manga, deixando punhos (pulsos) e um pedaço do antebraço aparentes. São partes finas do nosso corpo e o cérebro, automaticamente, entende um braço mais magro e esguio. E, particularmente, penso que dá um ar mais despojado para a produção, concordam?

Já tínhamos falado do assunto aqui e agora reforço a ideia com as dicas da Fê: comecem a fazer o exercício de ler as imagens de moda. É divertido, instrutivo e vai ajudar demais na hora de compor os looks aí, em casa!

 

Calça clochard com alma de saruel
Mas, afinal, o que é Estilo?

Comentários

comments

COMPARTILHE
Artigo anteriorMas, afinal, o que é Estilo?
Próximo artigoCalça clochard com alma de saruel
Cris Cardoso
A Cris é pequenininha, mas adora conversar e escreve de montão. Para falar com ela, comente aqui no post ou mande email pro contato@criscardoso.com porque ela jura que sua mensagem não vai cair no limbo dos emails perdidos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here