Há anos, cada vez que jogava a borra do café – de todo santo dia – fora, me dava um trocinho no peito por desperdiçar um material tão rico. Tinha certeza de que a borra ajudaria num monte de coisas em casa, já tinha visto um snapchat da Yá Brunet falando que usa no banho (como exfoliante para as coxas) e cheguei até a testar uns dias, mas, gente, ficava um lamaiê no box que me desanimou geral. De fato, sentia a perna mais aveludada, mas, sem porção definida ou receita certinha na hora de aplicar, me sentia meio perdida na utilização e desanimei…

Bom, passando o olho nas redes, encontrei uma matéria que a Vogue fez com a barista Bia Sobral, da De’Longhi, sobre como podemos reutilizar o pó (borra) do café, após fazer nosso pretinho básico de todo santo dia! Pensem na minha felicidade? Não saio de casa é NUNCA sem café!

Como usar a borra de café em receitas

Info importante: Segundo a especialista, a borra deve ser usada seca, pois se guardarmos um preparo com a borra úmida ou até molhada, ela mofa. Hoje cedinho, cliquei a borra logo após fazer o café na cafeteira elétrica. Só dei um tempinho para esfriar e a retirei do filtro plástico para mostrar a vocês como podemos fazer para secá-la:

Tive que sair para vir ao cliente, então, deixei a borra ainda bem molhada (ela fica nesse formato pastoso, parecendo um brigadeiro) e espalhei no pires para perder a umidade mais rápido.

Para secar a borra:

Ligue o forno em temperatura alta. Quando o forno estiver aquecido, desligue-o. Coloque a borra em uma forma rasa (pode ser tabuleiro) e deixe-a ali por um tempo. Guarde-a em local seco.

Borra do café para celulite

1/4 de xícara da borra do café (seca)
3 colheres de sopa de água quente (nunca fervida. Use a água antes de entrar em ebulição; se possível, a temperatura deve ser de 90 graus).
2 colheres de sopa de azeite

Como usar: Misture a borra com a água e aguarde por 10 minutos. Misture o azeite e aplique na área, massageando por, aproximadamente, 4 minutos. Enxaguar em seguida.

Borra de café para exfoliação

6 colheres de borra de café seca
4 colheres de sopa de óleo de coco / oliva ou de sua preferência

Como usar: Misture bem os dois ingredientes, coloque em um pote hermético e mantenha na geladeira ou em temperatura ambiente. Para aplicar, pegue uma pequena quantidade com a mão, esfregue suavemente em círculo, no rosto, e enxague com água abundante até sair tudo.
Esta mistura dura por semanas! Podemos fazer e armazenar, Gente.

Borra de café no jardim contra formiga e xixi dos felinos

Esta receita é super fácil: basta misturar a borra de café seca  com casca de laranja pelo jardim e o cheiro já afasta os gatinhos (na verdade,  a gente só quer afastar o cheiro do xixi, né?). Para formigas indesejáveis, a borra sozinha só resolve!

Borra de café para tirar o cheiro de cebola da mão

Deixe um pouco de borra de café próximo à pia e, cada vez que você mexer com alimentos tipo a amiga cebola, esfregue a borra e enxague em seguida.

Borra de café para tirar o cheiro dos alimentos de dentro da geladeira

Coloque um pouco de borra de café seca dentro de um pote e deixe-o dentro da geladeira.

Fonte: Vogue / Crédito da imagem: Cris Cardoso e Huffington Post

Imagem e Estilo: Método Sazonal Expandido – de onde veio essa classificação de cores?
As referências visuais traduzidas para a moda

Comentários

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here